Nossos Projetos

Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz

Brincadeiras

Brincar para as crianças possui uma importância especial, pois é nesse momento que as descobertas acontecem. Através das brincadeiras que as crianças têm a oportunidade de criar, testar limites, resolver conflitos e frustrações, estabelecer relações, desenvolvem noções sobre competitividade, cooperação, respeito e solidariedade.

Alimentação

Nutri Ação: A Infância é uma fase da vida de muitos aprendizados, sendo então uma época muito interessante para a realização de educação nutricional com o objetivo de formar hábitos alimentares adequados. O objetivo geral  é estimular a alimentação saudável.

A nossa escola oferece todas as refeições e são preparadas diariamente de maneira diversificada para que as crianças possam explorar vários paladares.

Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz.jpeg
Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz 1.jpeg

Animais

As crianças que possuem contato com animais têm um melhor desenvolvimento das habilidades sociais, o que as ajuda no crescimento e na transformação em adultos com relações interpessoais melhores.

Os animais demonstram mais amor do que podemos imaginar, e todo esse afeto faz muito bem para os pequenos, que aprendem a respeitá-los e respeitar seu habitat. As crianças começam a entender que possuem uma responsabilidade em relação à natureza, aprendendo a protegê-la.

Aula de Música

Musicalização: por profissional especializado, com objetivo de despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo com a formação global do ser humano, visando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização e expressividade.

Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz 1
Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz 1

Bilíngue

Por meio de uma proposta pedagógica consolidada que hoje integra a vanguarda pedagógica associada à educação bilíngue no Brasil, o High Five está alinhado às atuais diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como voltado às competências da Unesco para o aprendiz do século XXI.

 Para o High Five, o aluno é agente de seu processo de aprendizagem, portador de uma história de conhecimentos adquiridos ao longo de sua jornada educacional e capaz de aprender sempre, somando ao processo de desenvolvimento dos que com ele interagem.

Nosso objetivo é preparar o aluno para a vida, comunicando-se em um segundo idioma com apropriação para que ele seja capaz de resolver problemas e enfrentar os diversos desafios do século XXI. Isso só é possível com a substituição de aulas DE inglês por aulas EM inglês, com metodologias ativas e projetos significativos que transformem o programa bilíngue em mais do que uma simples metodologia, mas em uma vivência bilíngue.

Civismo e Cidadania

Antes do início das aulas, os alunos se reúnem para a hora cívica semanal. A atividade é tradicionalmente realizada na escola e desenvolve no aluno noções de civismo, patriotismo, além de ajudá-los a reconhecerem os símbolos nacionais como a Bandeira Nacional Brasileira, a Bandeira do Estado de São Paulo e a Bandeira do Município.

Anualmente, a escola participa do Desfile Cívico de 7 de setembro promovendo o nacionalismo, o patriotismo, o civismo e a cidadania, e a Educação tem papel fundamental como guia do conhecimento, sobretudo do estímulo ao respeito aos aspectos e expressões existentes no país da diversidade, incluindo as amplas linguagens.

Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz.jpeg
Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz.jpeg

Culinária

 As aulas de culinária são realizadas durante todo o ano e conforme o objetivo de cada conteúdo, e possuem os seguintes objetivos: noções de organização, preparação e separação prévia de tudo o que forem utilizar, bem como melhor aproveitamento de espaço, planejamento de tempo, gênero textual conceitos matemáticos, cuidados com a higiene, compreensão da importância de um adulto por perto. Além de estimular a valorização dos alimentos saudáveis, experimentar alimentos diferentes, as crianças participam na elaboração do lanche do dia e também de preparar e compartilhar com os amigos da escola.

Dentista

Amigo do Dente -  Realizado trimestralmente com a visita do Dentista, o projeto visa o acompanhamento contínuo na primeira infância, para evitar agravamento de doenças e a necessidade de tratamentos mais traumáticos para os pequenos.  Através de algumas atitudes as crianças tornarão  o cuidado com os dentes como  algo interessante e divertido. A escola é considerada o espaço ideal para o desenvolvimento de estratégias que promovam saúde bucal, devido sua abrangência e o fato de ser também responsável pela formação de atitudes e valores

1656012800367.jpeg
Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz.jpeg

Festas Temáticas

As festas temáticas acontecem no decorrer do ano letivo com o objetivo de fortalecem os laços entre a família e a comunidade escolar, mas são, sobretudo, momentos muito especiais e de diversão para as crianças Os estudantes têm a oportunidade de praticar novos conhecimentos fora da sala, enriquecer a socialização e ampliar a bagagem cultural. As atividades incentivam a autonomia, imaginação, criatividade, habilidades individuais, além de tornar os conteúdos significativos A participação da família e interação com outras turmas, é fundamental para que as crianças tenham um processo de aprendizagem mais positivo e saudável.

Horta

Com o objetivo de conscientizar as crianças a importância do meio ambiente, plantas, animais e água, evitando o desperdício e compreender a influência do ser humano na transformação do meio em que vivemos, as crianças têm contato com as plantas, e acompanham o ciclo de crescimento de flores e frutos.

1656007122236.jpeg
Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz.jpeg

Passeios Pedagógicos

Passeio Cultural: É realizado durante o ano letivo, com o objetivo de ampliar conhecimentos culturais e sociais dos alunos, promovendo a valorização da autoestima, e aquisições de novos conhecimentos e culturas.

Solidariedade

Realizado durante o ano em algumas datas especiais através de campanhas e apresentações artísticas, as crianças levam em algumas instituições carinho, alegria, atenção e respeito. A ação faz parte do projeto desenvolvido pelas educadoras, com objetivo de valorizar alguns valores e costumes para que não se percam com a era da modernidade e do individualismo.

Fotos grupo educacional Humberto Martelli, escola dengoso, Porto Feliz.jpeg
balé.jpeg

Movimento

A partir do Maternal II, são realizadas semanalmente aulas de futebol para os meninos e dança para as meninas. O movimento do corpo é uma linguagem que as crianças utilizam para seu conhecimento e do meio em que estão inseridas, a fim de       expressar               seus         pensamentos e experimentar relações de comunicação. Por meio do movimento, as crianças ampliam suas possibilidades de explorar o mundo, expressando desejos e sentimentos e interagindo uns com os outros.

Leitura

A leitura sendo uma das formas mais democráticas do aprendizado, ela nos permite um conhecimento muito mais amplo de nossa língua, a cada nova leitura milhares de palavras passam a fazer parte do cotidiano.

                                                          Desde o maternal, além das histórias realizadas na escola, incentivamos o empréstimo de livros para leitura com a família.

No ensino fundamental adotamos livros paradidáticos, para serem trabalhados durante o ano conforme a faixa etária.

O incentivo à leitura promove o desenvolvimento do vocabulário, estimula a criatividade e a imaginação. A leitura permite à criança vivenciar uma realidade diferente da dela, o que ajuda no desenvolvimento da empatia pelo próximo e o seu papel na sociedade.

5 ano.jpeg
psicologa.jpeg

Psicóloga

O projeto psicológico é realizado com os alunos do 4° e 5° e tem como objetivo acolher toda demanda das classes, apresentadas pela equipe de professores e também coordenação. Além disso, cabe ao psicólogo compreender os alunos e proporcionar uma escuta adequada sobre os temas trabalhados, para também poderem criar um espaço em qual possam expressar suas emoções.

As atividades lúdicas fazem parte desse processo, pois para as crianças é algo habitual da rotina deles, fazendo com que se expressem melhor através desta forma.

As atividades Psicológicas exercidas também tem como fundamento a preparação para a mudança escolar dos alunos, como forma de prepará-los emocionalmente para o ano seguinte e início de um novo ciclo.

Obrigada Luciana Ortiz